O mercado de trabalho hoje em dia anda bem concorrido, e para garantir sua vaga em um bom emprego com um salário suficiente para se manter, o ideal é fazer um curso profissionalizante, este com função de ampliar o conhecimento do estudante em certa área. As opções são muitas, pois existem variadas áreas, cursos e métodos de aprendizado. Entre os cursos pós-médio tem-se aqueles que formam apenas técnicos e os que formam bacharéis ou licenciados. E a duvida é: qual escolher? Curso técnico ou superior? Qual é o melhor?

Cada um tem suas vantagens e também desvantagens, mas deve-se levar em conta que a escolha varia muito de pessoa para pessoa, pois depende da área que o profissional vai atuar e também de suas necessidades, tanto na questão do tempo quanto na questão financeira. Mas a escolha do melhor curso e da melhor capacitação profissional também depende da entidade de ensino, se os cursos da mesma são reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) e se exige mais do estudante ou não.

O curso técnico leva menos tempo pra ser concluído, tem certas áreas e instituições de ensino em que se leva somente um ano pra formar um profissional, e por isso não chega a aprofundar tanto os conteúdos. Já em um curso superior, leva-se no mínimo quatro anos, em uma faculdade que exige mais de um estudante, para conseguir aprofundar todo o conteúdo que o profissional precisa na área.

Se você quer obter sucesso na sua carreira profissional e ter emprego garantido, deve-se levar em conta também a procura do profissional no mercado de trabalho, pois em certas áreas se tem profissionais em excesso, e em outras, carência dos mesmos.

Outra questão é que há muita competitividade entre curso superior e técnico em termos de contratação, pois muitas empresas optam pelo profissional técnico pois o salário é menor, e outras preferem um profissional formado em um curso superior por ter tido mais tempo de estudo e ser mais capacitado pra área que vai atuar dentro da empresa.

Por isso a escolha de um curso superior ou técnico ser melhor pra você ou não, é sua. E o seu desempenho no mercado do trabalho depende também do seu empenho no curso desejado.

Para mostrar mais sobre cursos técnicos e suas vantagens e desvantagens, entrevistamos um profissional da área. Abaixo segue o vídeo com a entrevista.

3 comentários:

  1. O curso técnico sem dúvida nenhuma é uma excelente alternativa! Principalmente pra quem espera um retorno a curto prazo (cerca de um ano e meio a dois anos de duração e uma boa demanda no mercado de trabalho). Porém, para um retorno a longo prazo, ainda opto por um curso de graduação por manter uma base teórica mais satisfatoria.
    A questão financeira é sempre uma incógnita, até mesmo em formações superiores (tecnólogos ou bacharelados). Como dito pelo Sr. George H. Wojcikiewicz, o profissional deve demonstrar um espírito empreendedor e ser proativo.

    Então, um curso técnico é sempre uma boa alternativa. Parabéns pela iniciativa do blog em entrevistar uma referência na área. Obrigado e até.

    ResponderExcluir
  2. Realmente hoje em dia está muito difícil de se escolher um curso para seguir carreira. As áreas são muitas e também existem muitos cursos a disposição para se escolher. O curso técnico é bom pra quem está saindo do ensino médio e ainda não tem em mente o que fazer, ele dura menos tempo e pode ajudar o aluno a escolher a área que deseja, já o curso superior é melhor pra quem já sabe mesmo o que quer e está preparado para estudar muito mais do que estudava no ensino médio.
    Muito bom esse blog pra ajudar os recem saidos do ensino médio a tirarem suas dúvidas.

    ResponderExcluir
  3. O curso técnico é uma boa opção de entrada rápida no mercado com boa qualificação

    ResponderExcluir