Quem nunca pensou em fazer um curso superior?



A maioria dos jovens que se formam no ensino médio e grande parte dos adultos que não tiveram oportunidade de se formar em um curso superior, almejam ter um diploma no seu curso desejado. Isso porque um diploma, na maioria das vezes, significa um ponto a mais no mercado de trabalho e um futuro garantido.


Os cursos oferecidos por universidades são centenas, em diferentes áreas de conhecimento. Suas formas de ensino variam entre bacharelado, licenciatura, tecnólogo e cursos à distância.*

A seleção para a entrada das mesmas está cada vez mais acessível. As faculdades públicas e algumas particulares adotam o vestibular como forma de ingresso, e muitos estudantes tem uma chance maior de ingresso nessas universidades, garantindo seus direitos pelas cotas, que existem para negros e para alunos de escolas públicas. E agora também se adotou o Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, através do SiSU, Sistema de Seleção Unificada, como uma forma de se ter mais pontos na seleção para a entrada na faculdade e garantir sua vaga.

A estudante de Física, Arielle Francine Wojcikiewicz, da Universidade Federal de Santa Catarina, comenta dos cursos que se tem poucos candidatos disputando uma vaga, “O curso de física da UFSC é um curso que não tem muita procura, pois a maioria não quer ser professor porque sabem que o salário não é alto. Mesmo assim entram uma boa quantidade de pessoas, mas o número de formandos é menor ainda, pois muitos desistem já no inicio do curso por causa das matérias com muito cálculo.”

Mas onde há carência também há excesso. E Esse é um fator determinante para certos profissionais, pois muitos buscam um curso onde o salário do profissional depois de formado é maior, e isso faz com que a área exercida esteja com profissionais em excesso, causando muitos desempregos. Então se exige uma melhor competência do profissional daquela área para conseguir o emprego.

Segundo Douglas Amorim Ferreira, graduando em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Santa Catarina, os cursos superiores são de suma importância por introduzirem no mercado profissionais qualificados e com empreendedorismo. Ele optou por fazer o curso de engenharia elétrica tendo em vista o avanço tecnológico do país e consequentemente a crescente demanda energética. A escolha da instituição a cursar o ensino superior também deve ser levada em conta, diz o estudande. Deve-se conhecer a infra-estrutura que a universidade oferece ao estudante e as qualificações dos professores do curso. É claro que uma boa formação não depende apenas disso, em grande maioria depende do empenho do estudante.

Douglas e Arielle são exemplos de quem busca um bom emprego com um salário superior aos demais trabalhadores do mercado, pois um curso superior sempre foi a escolha certa pra quem deseja isso. Apesar de que se leva mais tempo para se conseguir o emprego com esses tributos, o profissional formado tem maiores conhecimentos sobre a área que vai atuar e recebe suas vantagens merecidas depois desses tantos anos de estudo.

*Informações sobre modalidades dos cursos:


Tecnólogo: Um curso tecnólogo tem sua duração, na maioria das vezes, menor, durando de dois a três anos. Por isso seu ensino é mais compacto e prático, e visa certos campos específicos do mercado de trabalho.

Bacharelado: O curso de Bacharelado é mais abrangente do que um tecnólogo e tem sua duração geralmente de cinco anos, formando profissionais exclusivos regulamentados, como médicos, engenheiros e dentistas.

Licenciatura: A licenciatura forma profissionais que exercem o magistério, na maioria das vezes em educação infantil e ensino fundamental, pois a Lei de Diretrizes e Bases da Educação não permite licenciados darem aula em universidades, só aqueles ligados com áreas tradicionais do conhecimento, como o curso de letras e de o de artes.

À distancia: Um curso a distância, é um curso que tem muitos benefícios e desvantagens. O estudante dessa modalidade utiliza a tecnologia para se comunicar com os professores, através da internet, do correio, telefone, fax, e outras tecnologias de comunicação. Esse estudante cria um incentivo ao estudo e tem seu horário bastante flexível e assim como o curso tecnólogo também visa certos campos específicos no mercado de trabalho e dura menos tempo.

Todos esses estudantes, podem continuar os estudos cursando a pós graduação, em mestrado, doutorado, especialização e/ou MBA, Mestre de Administração de Negócios.

Você pode encontrar maiores informações sobre cursos tecnólogos aqui e aqui, e sobre cursos superiores aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário