Superlotação do mercado de trabalho


Diploma do ensino médio na mão, hora de escolher o seu curso superior. Mas como escolher? Ai está o problema, há milhares de opções para todos os cursos. O primeiro pensamento que vem a tona é de escolher aquele que voce se identifica e que abriga as matérias de seu interesse e que lhe agrade. Bom até ai tudo bem, pois como citado são muitas e muitas opções, logo alguma delas irá agradá-lo.




Entretanto, é muito comum que pessoas escolham determinados cursos que gostem e sejam reprimidos por pessoas próximas com frases do tipo: “Isto não dá dinheiro” ou “Isto não tem futuro, faça determinado curso que você se da bem melhor”. E é o seu futuro, e você espera que ele seja bom e tranqüilo, certo? Então você pensa naqueles cursos que dão uma boa renda, como administração ou engenharia. Mas então te dizem que ambos tem o mercado de trabalho extremamente concorridos! Então o que fazer?




Essa é a realidade de muitas pessoas que pensam se vão mesmo cursar esses cursos, tendo em mente que elas podem não conseguir o tão sonhado emprego no futuro. Essa “superlotação” do mercado de trabalho, causado pelo grande interesse profissional nessa área de atuação, é justamente por que quase todo mundo quer ter esse futuro tranqüilo, sem ter problemas financeiros.




Mas não precisa se desesperar, você pode fazer o curso que quiser, seja ele um curso com muitos profissionais ou não. Mas é claro que você não vai querer ficar desempregado. Nossa dica é: viva em constante mudança, se capacitando cada vez mais e acima de tudo não tenha medo de mudar...




Profissionais com mercado saturado?




Administração, direito, psicologia, odontologia, fisioterapia são exemplos áreas profissionais que já estão a muitos anos com seu mercado saturado. Mas isso significa desemprego? É ocasionado pelos baixos salários? Ou pela falta de profissionais capacitados?


Apesar de dizer que há uma superlotação em certas áreas de atuação profissional, há sempre vagas abertas para todos os profissionais. Mas hoje em dia o mercado de trabalho exige maior capacitação dos profissionais, por isso certas áreas há desemprego ocasionado pela falta de capacitação desse profissional desempregado, e também há vagas em empregos de certas empresas, que exigem um profissional com certas qualidades e não encontram em um profissional todas as qualidades que desejam.


Por algumas áreas estarem saturadas ou mesmo por falta de capacitação dos profissionais, eles acabam trabalhando em setores diferentes do esperado, por ter competências naquela área, apesar de não ser formado na mesma. Como por exemplo um engenheiro trabalhando como administrador ou analistas. Bacharéis em física que atuam como programadores.


A tabela ao lado, tirada daqui, mostra empregos na área de administração aqui em Florianópolis, que demontra que mesmo com muitos profissionais formados ainda há carência no mercado de trabalho. E a tabela abaixo mostra a quantidade de profissionais que trabalham na área que se formam.





Dicas para esses profissionais



Psicologia

No Brasil, há mais de 150 mil psicólogos e a maioria trabalha como autônomo. Contudo, a psicologia tem um leque de ofertas para a sociedade, nas áreas educacional, hospitalar, do esporte, publicitária, de desenvolvimento e gerenciamento de relações humanas nos ambientes de trabalho, social e comunitária.


Odontologia

O profissional de odontologia está com o mercado de trabalho saturado, principalmente na região do Sudeste, chegando a ter 62% dos dentistas de todo o Brasil. Ailton Rodrigues, vice presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), nessa notícia afirma que a maioria dos hospitais públicos e particulares não tem dentistas em seus quadros funcionais. Também fala que não se tem campanhas publicas para prevenção de problemas bucais, ocasionando que 40 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista, segundo pesquisa. A coordenadora do curso da Universidade Federal do Ceará (UFC), Mônica Sampaio do Vale, aposta em cidades do interior e em empregos no setor público para os novos dentistas.


Jornalismo

O mercado de trabalho para Jornalistas está em baixa, está saturado. As universidades vêm formando mais profissionais do que o mercado tem capacidade de absorver. Por isso recomendam ao estudante dessa áreas procurar um estágio, podendo ajudá-lo a entrar mais facilmente no mercado de trabalho.



Fisioterapia

Da área da saúde, o curso de fisioterapia é o que se forma mais gente, isso pode ter saturado e deixou o mercado mais competitivo. É importante o profissional deixar os grandes centros e procurar empregos no interior e também se qualificar, fazer pós graduação, saber uma língua estrangeira.



O que o mercado de trabalho exige?




Hoje em dia, para se destacar no mercado de trabalho é importante, não só seu conhecimento técnico e específico para desempenhar a sua função mas são as suas competências adicionais e habilidades que contam pontos para conseguir um emprego. Para ganhar destaque é importante exercitar suas habilidades de trabalhar em equipe, de liderar, de lidar com dificuldades, com diferentes perfis de profissionais e de empresas e seus valores pessoais. É importante também fazer aquele famoso networking, que podemos resumir como ter uma boa rede social, mas o vídeo abaixo explica melhor e dá algumas dicas.






Por isso hoje em dia, investir na carreira é mais do que adquirir conhecimento na sua área, mas melhorar como pessoa, pois o relacionamento com o próximo está sendo cada vez mais valorizado. Faça isso e seja um profissional empregável, mantenha-se sempre compatível com o que o mercado deseja e mantenha acesa a chance de conseguir uma recolocação profissional.




Lembre-se sempre de que há uma multidão buscando por empregos, mas o mercado está em busca de profissionais de primeira linha, que façam a diferença!








15 comentários:

  1. Parabéns Novamente.
    Muito bom.
    Se superas a cada post.
    ;)

    ResponderExcluir
  2. parabens pelo trabalho,

    o topico eh longo mas eh interessante !!!

    ResponderExcluir
  3. ótimo post, extremamente completo e sintetizado, aborda vários pontos chaves do assunto.

    Parabéns !!

    ResponderExcluir
  4. Maravilha de post e bem escrito :D

    Parabéns Bri...

    ResponderExcluir
  5. Muito bom. E como dito, embora o mercado possa estar desfavoravel, o esforço e as qualidades individuais podem garantir ótimas ofertas de trabalho. Tem que se dedicar rapaziada!

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a matéria. Buscar um curso que nos realize e que tenhamos afinidade já é um primeiro passo bem dado para o sucesso profissional. Como consequência, vamos atrás para nos aperfeiçoarmos e aí é que está a diferença entre os profissionais, estar sempre em busca de um diferencial, afinal, não existe um limite para essa busca. =)

    ResponderExcluir
  7. O que importa realmente é o seu esforço e dedicação.
    O dinheiro nunca entra fácil, é sempre com muito suor, trabalho e sacrifícios.
    Lembre-se que quanto maior o salário, maiores serão suas responsabilidades!
    Portanto busque o que tem certeza que vai conseguir realizar, sem esmorecer!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o artigo situando bem como deve ser realizada a escolha da profissão. Coração e razão devem estar juntos neste momento.

    ResponderExcluir
  9. Achei exelente, parabens

    ResponderExcluir
  10. Esse está muito bom!!
    Muito bem escrito e organizado, além de trazer assuntos que estão em pauta e que são de interesse público!

    ResponderExcluir