Indústria: Há vagas?

Definição de Indústria

Primeiramente vamos definir indústria, segundo o dicionário online Michaelis, definimos a indústria como:

“1. Conjunto de artes de produção, em oposição à agricultura e ao comércio. 2. Arte, ofício, profissão mecânica ou mercantil. 3. Aptidão ou destreza com que se executa um trabalho manual, habilidade para fazer alguma coisa.”

Com isso podemos dizer que indústria é uma instituição que transforma a matéria prima em produtos para uso pessoal.



Principais tipos de indústrias


As indústrias podem ser divididas em 2 grupos:
Indústrias Extrativas, cuja função seria a extração de matérias primas da natureza, como por exemplo a extração de metais, madeira, petróleo.

Indústrias de transformação, que são as indústrias responsáveis por transformar a matéria prima em utensílios para o ser humano. As indústrias de transformação podem ser divididas em 2 novos grupos:


-Indústrias de bens de consumo: São indústrias cuja produção está voltada diretamente ao mercado consumidor, para o consumo da população.

-Indústrias de bens de produção: São indústrias responsáveis pela transformação da matéria prima bruta para que esta seja útil em outras indústrias. Algums exemplos são as indústrias siderúrgicas e metalúrgicas.


Como exemplos de indústrias temos:


Indústria aeronáutica, Indústria agroquímica, indústria de alimentos, Indústria de bebidas, Indústria bélica, Indústria da construção civil, indústria cafeeira, Indústria farmacêutica, Indústria gráfica, Indústria hoteleira, Indústria de iluminação, Indústria de laticínios, Indústria madeireira, Indústria de mineração, indústria de móveis, Indústria naval, Indústria petroquímica, Indústria têxtil, Indústria vidreira.


Abaixo segue uma tabela com os principais estados brasileiros, suas indústrias e a localizacão destas:



(Clique na imagem para ampliar)


Industrialização no Brasil



A industrialização no teve o seu início a partir de 1930. Isto se deve à crise de 1929 que foi responsável pela decadência da cafeicultura e que possibilitou o investimento nas indústrias. Devido à alta disponibilidade de mão de obra e de um amplo mercado consumidor, a industrialização se concentrou principalmente na região sudeste, mais precisamente em São Paulo. Mas o ápice da indústrialização foi só ocorrer anos mais tardes, durante o governo de Jucelino Kubitschek, que foi responsável pelos chamados “50 anos em 5”.
Nesse período, o Sudeste ganhou destaque pois apresentava os principais fatores para a localização industrial, que eram o capital, o mercado consumidor, a mão-de-obra e os meios de transporte Atualmente o Brasil está sofrendo uma “descentralização industrial”, tirando o foco do sudeste. Isso por que as indústrias estão procurando lugares onde principalmente há mão-de-obra barata e também onde não há tanto congestionamento no transporte e onde há uma melhor qualidade de vida do que nas cidades. A saber, as indústrias de calçados e vestuários por exemplo, se instalam mais no nordeste, por que a mão de obra é bem mais barata.
Para encontrar indústrias Brasileiras visite o site Guia da Indústria Brasileira.


Esse filme demonstra a chegada das indústrias, e Charles Chaplin demonstrou

como que era uma indústria de série e o quanto que era desgastante.




Indústrias em Santa Catarina



A economia de Santa Catarina se baseiano extrativismo, na pecuária e também na indústria, tendo como foco as indústrias têxtil, agroindústria, cerâmica e metal-mecânica. Temos aqui um dos maiores fabricantes de motores elétricos do mundo, a Weg, fábrica de Jaraguá do Sul, também temos um dos maiores fabricantes de compressores para refrigeradores, a Embraco, em Joinville, e também a maior fundição da América Latina, a Tupy, também em Joinville. Temos também grandes indústrias de eletrodomésticos e metalmecânica em geral, no norte do estado, com marcas de projeção nacional como Consul e Brastemp, ambas de Joinville.
Nossos principais centros industrias estão em Joinville e Blumenau. Em Joinville temos fábricas de tecidos, de produtos alimentícios, fundições e indústria mecânica. E em Blumenau encontramos sua atividade na indústria têxtil, assim como Gaspar e Brusque. E recentemente também à indústria de softwares. Temos no interior do estado fábricas de pequeno porte, ligados tanto à industrialização de madeira quanto ao beneficiamento de produtos agrícolas e pastoris.
O nordeste do estado se destaca na produção de motocompressores, autopeças, refrigeradores, motores e componentes elétricos, máquinas industriais, tubos e conexões. No sul do estado, e nas cidades de Imbituba, Tubarão, Criciúma, Cocal do Sul, Içara e Urussanga, encontram-se as principais fábricas de cerâmica de revestimento do Brasil. O estado de Santa Catarina também lidera, no país, a produção de louças e cristais.
Na Região da Serra Catarinense, destacam-se a indústria madeireira e papeleira, devido à grande existencia de matéria prima no local. Nas indústrias da Serra são feitos os trabalhos de beneficiamento da madeira, até o beneficiamento do papel, criando diversos derivados e o produto final.
Santa Catarina é o sétimo estado mais rico do Brasil, controla 4% do PIB nacional. Podemos encontrar maiores informações sobre indústrias em Santa Catarina no site da FIESC.




Cursos que formam profissionais para a indústria


Aqui na Grande Florianópolis temos duas grandes instituições públicas federais, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Federal Santa Catarina (IFSC), que são muito procuradas principalmente por serem públicas e terem um ensino de qualidade. Abaixo listamos os cursos disponíveis das duas instituições, que visam o profissional da indústria.

Cursos Técnicos IFSC
CURSO TÉCNICO PÓS-ENSINO MÉDIO DE AUTOMOBILÍSTICA


Que atividades desempenha:
- Manutenção Auto-Veicular;
- Ergonomia e Segurança Veicular;
- Inspeção Veicular;
- Combustíveis e Lubrificantes;
- Motores TÉrmicos;
- Sistemas Automotivos;
- Eletricidade e Eletrônica Embarcada;
- Estrutura e Montagem Veicular;
- Gestão da Qualidade e Meio Ambiente.


CURSO TÉCNICO PÓS-ENSINO MÉDIO DE ELETROELETRONICA
Capacitação


O Técnico deverá apresentar, após conclusão da seqüência curricular, as competências profissionais gerais da área, das quais destacamos:

- Coordenar equipes do trabalho, que atuam na instalação, montagem e manutenção de sistemas elétricos e eletrônicos;

- Observar as normas técnicas de qualidade, saúde e segurança no desempenho de suas funções;

- Utilizar catálogos, manuais e tabelas em processos de instalação, manutenção e montagem de equipamentos elétricos e eletrônicos, observando as normas técnicas;

- Propor melhorias e a incorporação de novas tecnologias no sistema de produção;

- Avaliar e solucionar problemas em circuítos elétricos e eletrônicos.



CURSO TÉCNICO PÓS-ENSINO MÉDIO DE ELETROMECÂNICA
Capacitação


O Técnico Eletromecânico deverá apresentar, após conclusão da seqü ência curricular mínima e do estágio aprovado, as competências profissionais gerais da área profissional da Indústria, prevista na Resolução CNE/CEB n°. 04/99, de 05 de maio de 1999:
- Coordenar e desenvolver equipes de trabalho que atuam na instalação, na produção e na manutenção, aplicando mÉtodos e técnicas de gestão administrativa e de pessoas;

- Aplicar normas técnicas e especificações de catálogos, manuais e tabelas em projeto, em processo de fabricação, na instalação de máquinas e de equipamentos e na manutenção industrial;

- Elaborar planilhas de fabricação e de manutenção de máquinas e equipamentos;

- Elaborar projetos, cálculos, dimensionamento, lay-out, correlacionando-os com as normas técnicas e com os princípios científicos e tecnológicos;

- Desenvolver projetos de manutenção, de instalações e de sistemas industriais, caracterizando e determinando aplicações de materiais, acessórios, dispositivos, instrumentos, equipamentos e máquinas;

- Projetar melhorias nos sistemas convencionais de produção, instalação e manutenção, propondo incorporação de novas tecnologias;

- Administrar, planejar e controlar processo, máquinas e pessoal;

- Conhecer os sistemas de organizações industriais, seu ambiente externo e interno.



CURSO TÉCNICO PÓS-ENSINO MÉDIO DE ELETROTÉCNICA
Capacitação


É o profissional com formação na área da indústria, que gerencia recursos humanos, planeja e executa instalações de energia elétrica e redes de comunicação, de acordo com as normas e padrões vigentes, observando a preservação do meio ambiente e a utilização racional da energia elétrica. Possui capacidade empreendedora para atuar na prestação de serviços e elaboração de laudos e perícias. Planeja, executa, orienta e controla a manutenção de instalações elétricas prediais e industriais, aparelhos, circuitos e equipamentos. Projeta e gerencia a execução de instalações elétricas prediais, industriais e de redes de comunicação.

Atividades que desempenha:
- Elaboração de projetos elétricos residenciais, comerciais e industriais;

- Execução, supervisão e controle da manutenção em sistemas elétricos de potência;

- Gerenciamento de vendas de materiais e equipamentos elétricos/eletrônicos;

- Execução, supervisão, inspeção e controle em serviços de manutenção eletro/eletrônica;

- Execução técnica de trabalhos profissionais, bem como de orientação e coordenação de e- quipes de trabalho em instalações, montagens, operações, reparos ou manutenção;

- Elaboração de relatórios de ocorrências e pesquisas;

- Assistência técnica e treinamento de pessoal;



CURSO TÉCNICO PÓS-ENSINO MÉDIO DE MECÂNICA INDUSTRIAL
Capacitação


O Técnico deverá apresentar, após conclusão da seqü ência curricular, as competências profissionais gerais da área, conforme a Resolução 1.010/05 do CONFEA, das quais destacamos:
- Coordenar equipes do trabalho, que atuam na instalação, montagem, operação, reparos e manutenção;

- Observar as normas técnicas de qualidade, saúde e segurança no desempenho de suas funções;

- Utilizar catálogos, manuais e tabelas em processos de instalação, manutenção e montagem de equipamentos, observando as normas técnicas;

- Prestar assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas;

- Propor melhorias e a incorporação de novas tecnologias no sistema de produção;

- Conduzir a execução técnica dos trabalhos de sua especialidade técnica;

- Orientar e coordenar a execução dos serviços de equipamentos e instalações.



CURSO TÉCNICO PÓS-ENSINO MÉDIO DE TÊXTIL: MALHARIA E CONFECÇÃO
Capacitação


O Técnico Têxtil deverá apresentar, após conclusão da seqüência curricular mínima e do estágio aprovado, as competências profissionais gerais da área profissional da Indústria, prevista na Resolução CNE/CEB n°. 04/99, de 05 de maio de 1999:

- Coordenar e desenvolver equipes de trabalho que atuam na instalação, na produção e na manutenção, aplicando mÉtodos e técnicas de gestão administrativa e de pessoas;

- Aplicar normas técnicas de qualidade, saúde e segurança no trabalho e técnicas de controle de qualidade e ambiental no processo industrial;

- Aplicar normas técnicas e especificações de catálogos, manuais e tabelas em projeto, em processo de fabricação, na instalação de máquinas e de equipamentos e na manutenção industrial;

- Elaborar planilhas de custos de fabricação e de manutenção de máquinas e equipamentos, considerando a relação custo-benefício;

- Aplicar métodos, tempos e processos na produção, instalação e manutenção;

- Elaborar ficha técnica de produto, ferramentas e acessórios.

- Elaborar projetos, cálculos, dimensionamento, layout, correlacionando-os com as normas técnicas e com os princípios científicos e tecnológicos;

- Desenvolver projetos de manutenção, de instalações e de sistemas industriais, caracterizando e determinando aplicações de materiais, acessórios, dispositivos, instrumentos, equipamentos e máquinas;

- Projetar melhorias nos sistemas convencionais de produção, instalação e manutenção, propondo incorporação de novas tecnologias;
- Conhecer processos de produção têxtil;

- Administrar, planejar e controlar processo, máquinas e pessoal;

- Conhecer os sistemas de organizações industriais, seu ambiente externo e interno.



CURSO TÉCNICO DE PRODUÇÃO  DE MODA
Capacitação


O profissional formado estará capacitado a:
- Criar e produzir coleções de moda masculinas, femininas e infantis;
- Organizar desfiles, feiras e outros eventos;
- Criar motivos para estamparia ou variantes cromáticos;
- Elaborar cartela de cores e dossiês de tendências de moda;
- Orientar grandes magazines sobre aquisição de produtos de moda;
- Analisar aspectos estéticos, técnicos, econômicos e sócio-culturais no desenvolvimento de atividade profissional.
CURSO TÉCNICO DE MECÂNICA
Capacitação
Ao término do curso, o Técnico em Mecânica Industrial, deverá estar apto para desenvolver atividades de planejamento, avaliação, controle, instalação, montagem, fabricação e manutenção, sendo capaz de:
- Coordenar equipes de trabalho, que atuam na instalação, montagem, operação, reparos ou manutenção;
- Coordenar equipes de trabalho, que atuam na instalação, montagem, operação, reparos ou manutenção;
- Elaborar projetos de sistemas eletromecânicos;
- Montar máquinas e equipamentos;
- Instalar máquinas e equipamentos;
- Planejar manutenção;
- Executar manutenção;
- Desenvolver processos de fabricação e montagem;
- Elaborar documentação técnica;
- Realizar compras técnicas;
- Realizar vendas técnicas;
- Cumprir normas de segurança e de preservação ambiental.



Cursos Graduação UFSC


Na UFSC temos os seguintes cursos com competências para a indústria:
- Ciências Farmacêuticas
- Análises Clínicas
- Ciências de Administração
- Ciências Contábeis
- Automação e Sistemas
- Engenharia Civil
- Engenharia de Produção e Sistemas
- Engenharia Elétrica
- Engenharia Mecânica
- Informática e Estatística
- Ciência e Tecnologia de Alimentos
- Química
- Física
- Matemática

E no site do SENAI
, temos mais opções de cursos técnicos, superior em tecnologia, aprendizagem industrial e qualificação profissional.


A carência de profissionais qualificados na Indústria


A indústria vem crescendo mais e mais a cada dia, nao só no Brasil, mas no mundo todo. Elas estão espalhadas pelos quatro cantos do globo e praticamente tudo que utilizamos no nosso dia-a-dia provém destas.

Indústrias promovem o crescimento da cidade, seja ela grande ou pequena. Na cidade onde ela se instala começa a surgir uma educação melhor para a capacitação da pessoa para exercer uma atividade na indústria, uma melhoria política, melhor condições de vida.
Por isso as indústrias movimentam um capital muito alto e têm muita importância na economia de cidades, estados e até países, e com isso elas têm uma responsabilidade enorme com o produto produzido. Então cada dia mais, optam por profissionais especializados na área de atuação da indústria, para melhor desempenho da mesma.

Entretanto no Brasil, faltam profissionais qualificados para ingressar na carreira industrial. Esta falta de profissionais ocorre, entre outros fatores, pela má educação dada ao jovens brasileiros. Pesquisas apontam que a educação do Brasil está entre as piores do mundo. Os jovens brasileiros de classes mais baixas muitas vezes nem chegam a completar o ensino fundamental e médio. O pior é que a culpa nem sempre é do jovem por não querer estudar, mas sim pela falta de professores e constantes greves destes que impossibilitam a educação do mesmo. Como conseqüência disto temos que os jovens não tem uma base para ingressar no mercado de trabalho, principalmente na área industrial.

Segundo estudos, hoje a principal carência das grandes companhias é encontrar pessoas qualificadas para os cargos de operação e os setores mais afetados são o automobilístico, de papel e celulose e de serviços.

O que falta no Brasil é investimento para capacitação de funcionários nesse setor. Porque essa falta de profissionais capacitados faz com que muitas indústrias tenham que capacitar seus próprios funcionários. 


E você, profissional formado, há nesse site vagas disponíveis para profissionais da indústria.

Uma dica de um bom filme sobre indústria e os benefícios que elas trazem para a cidade onde se instalam, é o filme Roger e eu. É um filme que fala sobre uma indústria de automóvel, a GM, que saiu da cidade de Flint nos EUA e ocasionou desemprego e pobreza a região. É um documentário onde Michael Moore tenta encontrar o presidente dessa indústria e convencê-lo a ir na cidade para ver o que aconteceu com ela depois da saída daquela indústria. 


Cursos que capacitam profissionais para indústrias são garantia de emprego, pois como falamos acima, há a carência desses profissionais, escolha já o seu curso e tenha sucesso!



Esse vídeo é uma notícia sobre a falta de profissionais capacitados na indústria atualmente

8 comentários:

  1. Trabalho muito bem feito, vcs salvaram minha vida, sem brincadeira^^

    ResponderExcluir
  2. Muito bom essa postagem sobre a indústria, muita gente não sabe que a indútria está prescisando de pessoas para trabalhar. Muito bom mesmo, continue informando que vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante. Vale relembrar, que as industrias não qualificam somente seus profissionais. As grandes industrias hoje, visam formar um campo amplo de profissionais qualificados no mercado para futuras contratações. Elas estão investindo massivamente em universidades. Assim, investindo na estrutura das universidades e até mesmo na capacitação de alguns docentes, conseguem consolidar graduandos do ramo qualificados futuramente cogitado pela industria.
    Mais importante ainda, é a quantidade de empregos que uma industria pode gerar, alavancando o comércio da região que se encontra a industria e aumentando a renda familiar.

    Bom post, continuem assim!

    ResponderExcluir
  4. A indústria é realmente uma parte do mercado de trabalho muito importante, e muitas vezes esquecida pelas pessoas que desejam um emprego.
    É necessário qualificação profissional, empenho e interesse em crescer para ter sucesso.
    As cidades que possuem indústrias, normalmente empregam grande parte da população e seus empregados sentem orgulho de dizer que trabalham nelas.
    E como vimos neste blog que possui muitas informações claras sobre o assunto, está faltando mão de obra na indústria.
    Corram para se qualificar!

    ResponderExcluir
  5. Eu que trabalho na Federação das Indústrias de SC estou muito ligada as informações de conquistas da indústria catarinense no exterior. Acho interessantíssimo que se levante este assunto para que o interesse da sociedade seja tal, que haja apoio a profissionalização nesta área consequentemente geração de empregos e melhor desempenho da própria indústria.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o trabalho de pesquisa realizado, o blog conseguiu sintetizar nosso potencial de indústria mostrando as oportunidades para os jovens que querem ingressar neste mercado de trabalho

    ResponderExcluir
  7. Em São Bento do Sul, onde moro, temos muitas indústrias de peso nacional e internacional, como: a fábrica da Buddemeyer(têxtil), a Condor(escovas e vassouras), a Oxford(cerâmica), a Ceraflame(cerâmica) a Tuper(tubos de aço, sistemas construtivos metálicos) e várias outras pequenas, mas significativas indústrias. A indústria moveleira é a que mais se destaca com grandes e pequenas empresas, tais como a Rudnick, Neumann entre outras. Este blog mostra exatamente a realidade das indústrias e seus colaboradores, pois a própria indústria necessita investir, e muito, para qualificar seus funcionários que na maioria das vezes migram de outras localidades em busca de trabalho. A qualificação, especialização ou qualquer formação para a indústria existe, assim como mostra a matéria do blog, basta interesse e garra para melhorar a vida de uma família inteira. Uma dica: São Bento do Sul acolhe de braços abertos profissionais bem qualificados em busca de desafios!

    ResponderExcluir
  8. O vídeo do chaplim é lenda uashuaisausa
    muito bom!

    ResponderExcluir