O que fazer quando chega a hora da escolha?

O que os jovens mais temem ao terminar o ensino médio é o vestibular. Mas por trás deste tem algo muito maior, que é a escolha de qual área seguir e em qual universidade freqüentar o curso desejado.

A escolha do curso é o principal dilema na maioria dos jovens, porque muitos prestam vestibular e nem sabem exatamente em qual área querem trabalhar. Por isso muitos estudantes escolhem seu curso de maneira errada. Muitos optam por cursos devido a carência desses profissionais no mercado de trabalho, indicando emprego certo. Outros seguem o modismo imposto pela sociedade, ou pelos próprios pais e parentes, em cima de certas profissões, como a do médico, engenheiro, dentista. E outros ainda seguem os mesmos passos que os pais. Mas o ideal seria cada um escolhesse um curso que realmente gostasse e conseguisse ser um profissional realizado.

Para ter a escolha certa, o estudante tem que conhecer todos os seus gostos, saber que a área que escolher ele vai trabalhar todo dia, que se tem a opção de voltar atrás, começar de novo, escolher outro curso, caso não esteja satisfeito com o escolhido, e para isso, existe toda uma preparação e conhecimento dos cursos oferecidos. Muitos psicologos indicam fazer um teste vocacional, que você pode fazer aqui , mas o resultado do teste não é definitivo, ele apenas aponta certas áreas que você poderia ter uma realização profissional. Afinal, a escolha do curso é sua, referente aos seus gostos e facilidades.

Depois de escolhido o curso, outro problema encontrado pelos jovens é a universidade onde cursar. Na escolha da mesma deve-se levar em conta a infra estrutura, os laboratórios, biblioteca, bolsas de pesquisa e estudo disponíveis, professores capacitados, e monitores disponíveis para atender o aluno. Aqui em Santa Catarina existem diversas universidades que podem ser encontradas listadas aqui. A maior universidade que temos em Santa Catarina é a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) com uma boa infra estrutura, reconhecida pelo MEC (Ministério de Educação e Cultura) com os mais diversos cursos que variam entre:

Tecnologias da informação e comunicação, Ciências Rurais, Agronomia, Ciência e tecnologia Agroalimentar, Zootecnia , Ciências Biológicas, Arquivologia, Biblioteconomia, Pedagogia, Educação do Campo, Enfermagem, Farmácia, Fonaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Física, Matemática, Química, Direito, Artes Cênicas, Teatro, Design, Jornalismo, Educação Física, Filosofia, Antropologia, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, Geologia, Historia, Museologia, Oceanografia, Psicologia, Administração, Ciências Contábeis, Ciências econômicas, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Computação, Sistemas de informação, as Engenharias: Civil, de Energia, de Alimentos, de Aquicultura de Controle e Automação, de Mobilidade, de Materiais, de Produção, Eletrônica, Elétrica, Mecânica, Química, Sanitária e Ambiental e os cursos de Letras: Libras, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Alemã, Língua Francesa e Língua Italiana.


Dentre tantos cursos dados por uma única universidade não é mesmo fácil escolher só um. Aventure-se e descubra tudo sobre o curso que escolher antes de fazer qualquer escolha. Tenha sempre em mente que o seu futuro quem decide é você!



Para tirar suas dúvidas sobre a escolha do seu curso seria interessante dar uma olhada nisso.

Abaixo segue um video onde entrevistamos uma estudante de Física e uma Artista Plástica e Letrada em Português/ Inglês.



13 comentários:

  1. Muito bom os conselhos dados nesse texto e entrevistas.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do design da página e o texto muito bem redigido e explicativo. Parabéns pelo trabalho. :)

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto e o vídeo. No vídeo o engenheiro civil estava filmando? :P

    ResponderExcluir
  4. Muito Bom.
    Gostei muito dos conselhos dados.

    ResponderExcluir
  5. Esse texto me ajudou muito na escolha do meu curso, muito obrigado, e parabéns pelo texto. xD

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog. É uma iciativa muito boa e o depoimento de sua mãe, com certeza encorajará muitos estudantes a seguirem em frente nos estudos e tirar da cabeça que o Vestibular é um bicho de sete cabeças.

    ResponderExcluir
  7. Parabens! amei o texto! tenho certeza que vai ajudar muitas pessoas!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo texto Briane!


    Continue assim!
    Essa é uma escolha que define nosso futuro!

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Muito bom. É importante ressaltar que existem provões do mec que avaliam a capacidade dos estudantes das universidades. Pode-se tomar isso como um ponto de partida pra escolha da universidade, afinal, de maneira geral boas universidades formam bons alunos.

    É claro que como comentado no texto e nas entevista, existem muitos outros fatores a serem considerados. Por exemplo, localidade, se é pública ou não (preço), formação do corpo docente, pesquisas realizadas na universidade...

    Cabe ao estudante, encontrar o melhor custo bnefício para ele. É só ter interesse e correr atrás!

    ResponderExcluir
  10. Muito boa a iniciativa de mostrar egressos de nossas universidades para mostrar que com esforço e dedicação pode-seir longe no curso e na carreira.

    ResponderExcluir
  11. Concordo com os pontos de vista descritos, e acredito que, de todos, o mais importante seja o gosto da pessoa. Alguém que tenha prazer em fazer o que deve ser feito na sua área de atuação, além de ser um profissional mais motivado se torna um profissional bem sucedido.

    Parabéns pelo blog e pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  12. Gosteii ... Tanto o texto quanto o video ^^ interessante

    ResponderExcluir
  13. Primeiro parabéns pelo blog! As informações e orientações no texto foi bem abrangente e tbém faz orientações importante. Porém, acrescento que no ensino médio, deveria existir (desconheço) um trabalho para que o estudante podesse conhecer suas aptidões. Pois quando somos jovens descubrimos muitas vezes 1, porém muito mais tarde corremos o risco de descobrir outras bem mais fortes.

    ResponderExcluir