O Primeiro Emprego

Por que e quando começar a trabalhar

Não existe uma idade certa para começar a trabalhar, isto varia muito de pessoa para pessoa, entretanto, em média os jovens saem em busca de um emprego aos 16 anos, até porque essa é a idade minima legal para se trabalhar no Brasil. Embora seja comum jovens começarem mais cedo e trabalharem com seus familiares.
São varios os fatores que levam um jovem a buscar um trabalho, mas o mais comum é o desejo de buscar a independência, pois para isto precisam de dinheiro. Até uma certa idade os jovens nem ligam muito em ter ou não seu proprio dinheiro, mas com a chegada da adolescência eles começam a sair com os amigos, querer novas roupas, comprar eletrônicos, etc. E começam a perceber que a vida não é barata hoje em dia, pois até um simples cinema em alguns locais não acaba saindo por menos de 20 reais.
Há tambem os casos em que jovens buscam um emprego para ajudar seus pais financeiramente, assim ajudando a pagar as contas da casa e suas próprias despesas com escola, etc.

“Eu gostaria muito de começar a trabalhar, mas eu não consigo achar um estágio que seja adequado para mim e que tenha um bom salário. Gostaria muito de conseguir condições financeiras para poder comprar o que eu sempre quis e também para cursar aulas de línguas e especializações.”
- Diz: João Pedro Wojcikiewicz Duarte Silva          


Trabalhar e estudar ao mesmo tempo é possivel?

Há muitos jovens porém que não buscam um emprego pois acham que assim não terão mais tempo para estudarem, e não serão capazes de conciliarem o trabalho com a escola. Mas não é bem assim, quem quer arranja tempo para tudo, o jeito é saber organiza-lo bem e fazer o dia render. Dois dos três integrantes do nosso grupo trabalham, e mesmo assim tem um bom rendimento na escola. Esta certo que ao trabalhar acaba o seu tempo de “não fazer nada”, como aquela soneca depois do almoço. Porém voce ainda tem o fim de semana para sair com os amigos, pois a maioria dos estágios para jovens são só 5 vezes por semana e 4 horas por dia.

Os beneficios do trabalho

Embora muito jovens não saibam disto, o dinheiro não é o unico beneficio que se ganha ao trabalhar, muito menos o mais importante. Ao se trabalhar você adquire novas habilidades e aprende muitas coisas novas, algumas das quais você não aprenderia em outro lugar. É claro que aprender estas depende do modo que você vê o seu trabalho e do modo que você o faz. Quando você gosta do que esta fazendo, não vê o tempo passar e sente prazer em fazê-lo. Uma das melhores coisas do trabalho é o reconhecimento que você recebe junto com a confiança que é depositada em ti. Você passa a se dar valor. Poucas coisas são melhores do que realizar um bom trabalho e receber um “muito obrigado” por isso. Ao trabalhar você tambem aprende a lidar melhor com as pessoas, aprende a deixar sua vergonha de lado, um problema muito comum em jovens. Pois se você trabalha com atendimento, por exemplo, você terá que falar com centenas de pessoas que você nunca viu e interagir com elas com a maior fluidez possivel. E o mais importante de todos, você aprende a ter responsabilidade, pois em uma empresa, qualquer erro resulta em um problema que trará consequencias à todos desta. Sempre é bom ter certeza do que você esta fazendo, e se por acaso tiver alguma duvida, confirma-la com alguem que saiba a resposta.

Dificuldades em conseguir o primeiro emprego

Por maior que seja a vontade de conseguir o primeiro emprego, há dificuldades para ser passadas. Se você for adolescente ou então menos de 18 anos de idade, a escola é um dos principais fatores, por que se você estiver trabalhando junto aos estudos, você poderá não ter tempo para estudar e exercitar-se em casa, para conseguir um entendimento melhor do que está estudando. Outros fatores são: não completar o ensino fundamental e médio, que são ensinos essenciais para a vida; não ter experiência na área que o emprego que quer precisa; etc.



VIDEO: COMO CONQUISTAR O PRIMEIRO EMPREGO



VIDEO: O DESAFIO DO PRIMEIRO EMPREGO


VIDEO: DICAS PARA UM CURRICULO CAMPEÃO


PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS

Para ajudar os jovens a entrarem no mercado de trabalho, alem dos estágios também se tem os programas que o governo cria, são estes:

JOVEM TRABALHADOR
PRIMEIRO EMPREGO

É o programa desenvolvido pela Secretaria de Trabalho do Distrito Federal. O Governo oferece aos empresários um incentivo (meio salário mínimo) para a contratação de jovens de 16 a 24 anos que ainda não possuem vínculo formal empregatício superior a seis meses.

O PROGRAMA PRIMEIRO
EMPREGO

Iniciado em 1999 pela Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social do Rio Grande do Sul. O programa contribuiu para a inserção de mais de 18 mil jovens no mercado de trabalho, incentivando a contratação de jovens pelas empresas pelo período de 12 meses. Nos primeiros seis meses de trabalho, o salário do profissional é garantido pelo programa, depois a própria empresa assume a responsabilidade e decide se contratará ou não o jovem. Este programa associa a necessidade de permanência na escola ao incentivo direto ao emprego jovem.


VIDEO PROGRAMA PRIMEIRO EMPREGO 

O PROGRAMA JOVEM
CIDADÃO MEU PRIMEIRO TRABALHO

O Governo do Estado de São Paulo criou este programa com o objetivo de proporcionar ao jovem, de 16 a 21 anos, matriculado na rede estadual de ensino, uma oportunidade de introdução ao mundo do trabalho e, ao mesmo tempo, estimulá-lo a completar o ensino médio. O programa oferece estágios remunerados com duração de 6 meses. Metade da bolsa-estágio é paga pelo Governo e, a outra metade, pela empresa que contrata o jovem trabalhador.

O SISTEMA NACIONAL DE
EMPREGOS (SINE)

Existe em alguns Estados. Além de tentar conseguir vagas, ainda oferece cursos de qualificação e requalificação profissional, já que muitas vezes existem vagas, mas os candidatos não estão preparados para ocupá-los.

Em todos estes programas, o jovem deve ser reconhecido como um ator social e capaz de realizar o trabalho que lhe foi oferecido. Além de acabar com o analfabetismo, esses programas podem ajudam a mudar a situação de desemprego no Brasil, principalmente no caso dos jovens. Afinal, o trabalho é um dos componentes mais importantes da nossa cidadania.

10 lições para arrumar o primeiro emprego

Abaixo, segue dez dicas para arrumar o primeiro emprego, tiradas deste site  

Vencer no ambiente competitivo

Todos os anos, as universidades brasileiras diplomam mais de 700 mil estudantes. É tanta gente que, se todo mundo seguir a velha máxima ''de degrau em degrau se chegará ao topo'', não tem jeito, haverá engarrafamentos nas escadas. Na briga por uma vaga, o medo de não chegar na frente é inevitável - ou mesmo o de nunca chegar. Dá vontade de, em vez da escada, arrumar logo um elevador para subir na vida. Mas como fazer isso?

Acumular estágios durante o curso é básico. Além de experiência, eles ajudam a formar a networking - rede de conhecidos no mercado profissional. Se até mesmo arranjar um estágio estiver difícil, vá investindo em trabalhos voluntários que incrementem o currículo. Isso vale tanto para quem ainda frequenta a faculdade, claro, como para quem quer mudar de carreira. O mais importante: quando finalmente fizer parte de uma empresa, vista a camisa!

''Quem está começando tende a esperar uma atitude paternalista dos empregadores'', diz a especialista em recursos humanos Camila Mariano, da Catho Online. ''Cada um tem de cavar suas oportunidades, demonstrando iniciativa e disposição.'' Ou seja, para fazer o elevador profissional andar, você mesma terá de atuar como ascensorista. Foi o que fizeram as mulheres das histórias nos próximos slides, sobre começos (ou recomeços) que deram certo.

Dedicação e oportunidade

Nathália Nakahara, 22 anos, passou por provas físicas e escrita para derrotar quase 80 candidatos na briga por um estágio na Academia Fórmula, uma das maiores de São Paulo. Um ano depois de ser treinada como professora de natação, foi contratada. ''Acho que o fato de eu cair na água fez toda a diferença'', diz. ''Muita gente dá aulas de fora da piscina.'' Formada em educação física, já na faculdade Nathália sabia que queria trabalhar com esportes aquáticos. ''Desde cedo procurei me especializar.''

1. Faça cursos extracurriculares nas áreas de seu interesse

2. Peça aos professores que lhe arrumem trabalho

3. Demonstre vontade de aprender, pontualidade e comprometimento

4. Acumule estágios

Nova carreira

Thaís Marinho, 27 anos, atuou como fisioterapeuta por três anos - até descobrir que queria ser chefe de cozinha. Ela então foi estudar gastronomia à noite. Um dia, soube que iriam instalar uma padaria chique perto de sua casa. ''Me ofereci para montar, de graça, o cardápio de almoço e jantar.'' Os pratos agradaram e Thaís foi contratada como consultora do lugar. Além de bater ponto lá, ela fez estágio com o badalado chef francês Erick Jacquin, substituindo um colega. ''Peço a amigos e professores que indiquem meu nome para trabalhos.''

5. Encare a redução dos ganhos como um investimento no seu sonho

6. Nas entrevistas, ressalte pontos da sua experiência anterior que possam ajudar na nova carreira

7. Faça trabalhos voluntários

Mudança de cidade

A redatora publicitária Beth Bylaard, 29 anos, topou trabalhar pela metade do que recebia em Belo Horizonte quando se mudou para São Paulo, há um ano. ''Listei as quinze maiores agências paulistanas e bati na porta'', conta. Beth procurou gente que é celebridade em sua área mesmo sem a esperança de que lhe dessem emprego. ''Queria que vissem meu portfólio e me recomendassem para empresas menores, pois a indicação deles tem peso.'' Resultado: conseguiu uma vaga na segunda semana.

8. É mais fácil arranjar emprego já morando na nova cidade - as empresas temem a responsabilidade de tirar alguém de casa

9. Procure quem lhe apresente conhecidos no novo mercado

10. Vá a eventos relacionados à profissão, para fazer contatos




Fizemos uma entrevista com alunos do ensino médio da Escola Técnica CEFET-SC para saber o que eles acham de seu primeiro emprego ou o que acham de começar a trabalhar:

6 comentários:

  1. A busca do primeiro emprego as vezes parece difícil, mas geralmente aparecem oportunidades, como foi o meu caso, no comércio. Meu primeiro emprego foi numa loja de presentes, no mesmo semestre em que estava me formando no segundo grau ( antiga ETFSC ), seis meses depois já era gerente de outra loja, onde trabalhei por 7 anos. Após, montei meu próprio negócio, onde me dediquei por mais 3 anos. E toda esta experiência foi válida para estar ocupando o cargo de hoje na Fiesc. A carga de conhecimento e prática é muito grande quando se começa mais cedo. Claro que há "perdas", como diminuição do tempo livre, mas que são amplamente compensadas pelo ganho de conhecimento adquirido. Apoio o início cedo, pois a experiência faz crescer muito.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse blog!
    Bastante esclarecedor!
    Gostaria de colocar apenas um adendo ao texto.
    Vocês esqueceram de comentar sobre as bolsas pesquisa, similares às bolsas de estágio, que ajudam bastante os alunos com melhores desempenho e permitem, além de ele ganhar algum dinheiro, que possam ter um artigo publicado junto a um professor.
    Durante meu tempo na área de automobilística no IFSC de Florianópolis, no grupo ADEMCI, Avaliaçao de Motores Carburados e de Injeção, pude ter uma ótima experiência prática na área em questão!
    Além de ter me ajudado financeiramente, o que me possibilitou ter meus próprios gastos, sem precisar depender de terceiros ou até mesmo de paitrocínio.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosoo! e a ideia de fazer um video entrevistando adolescentes foi muito boa, parabens! beeijos

    ResponderExcluir
  4. O primeiro emprego sempre é um grande desafio!

    Bem, hoje em dia parece estar cada vez mais difícil ingressar no mercado de trabalho, justamente pela falta de experiência quando muitas empresas optam por contratar pessoas com certa "bagagem". Pois é, isso só parece! Como comentado no post, existem vários projetos para primeiro emprego. Basta a pessoa estar interessada e correr atrás. Afinal, quase nada cai do céu certo?

    Aproveitando a deixa, vou falar do meu primeiro emprego. Não foi lá muito bem um emprego, parecia mais escravização (leia estágio) no INMETRO. A quantidade de aprendizagem é imensa! O salário, muito pelo contrário, muito pequeno. Mas, também, como primeiro emprego não se deve ser tão seletivo, esperar a melhor vaga de emprego estar em suas mãos. Isso dificilmente vai acontecer. Antes de tudo, é necessário uma boa formação para um ótimo emprego. Depois, ter certa experiência. Ai sim, irão surgir as ótimas oportunidades. Mas de início, nada de flores. :)

    Nunca se esqueça, sucesso do tamanho de seus esforços. Quanto mais você correr atrás e demonstrar proatividade, melhor serão seus retornos.

    É isso ai, boa correria pra vocês. PseudoCalouros mais uma vez de parabéns pelo post. Até!

    ResponderExcluir
  5. Começar a trabalhar quando ainda não terminou o ensino médio é puxado! E acredito que deve-se passar por essa experiência se for realmente necessário, pois o estudo é muuuito importante e não deve ser colocado em segundo plano, nunca!
    Quanto maior o estudo, maior o retorno financeiro e a possibilidade de escolher os locais que quer trabalhar dentro da sua área de atuação.
    Deve-se sempre lembrar que um emprego não é a sua casa, deve-se portar como um profissional e sempre cumprindo com suas responsabilidades (horário e trabalho), além de ter disposição e humildade para aprender e não achar que já sabe tudo.
    Quando o trabalho lida com o público, deve-se ter muito mais cuidado, pois todos gostam de ser bem tratados e ouvidos com atenção. Olhe nos olhos da pessoa e responda as perguntas com segurança. Se não souber as respostas, procure informar-se o mais rapidamente possível, assim irá aprender mais e atender cada vez melhor.
    Lembre-se um cliente bem atendido, volta sempre!
    Não tenha medo pois trabalhar traz crescimento pessoal, experiências maravilhosas e inesquecíveis!
    O PseudoCalouros continua com posts de qualidade!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Esse é um assunto bastante complicado. É realmente bem puxado trabalhar e estudar quando se está estudando ainda, porque você cansa mais e não sente mais vontade de estudar. Mas ter um emprego é bom, porque você se sente estável e fica mais responsável, principalmente se estuda junto porque aí você tem que conciliar as duas coisas. Eu recomendo a ninguém trabalhar enquanto está no ensino médio, acho melhor se começar na faculdade, pois consegue-se bolsas que proporcionam trabalhar apenas nos horários livres, sem pesar nas horas de estudo. Parabéns pelo blog. A cada postagem a coisa fica melhor!

    ResponderExcluir